sábado, 25 de janeiro de 2014

Augusto Aguiar e a Esquina do Pecado



Esquina do pecado: uma esquina de convivência pública
O que é uma esquina? Algo comum que existe em todos os lugares das cidades. E a Esquina do Pecado? Algo incomum no Urbanismo, só existe aqui em Bebedouro. Trata-se de uma esquina mais sociológica, musa da convivência pública, boateira, sussurrante, investigativa, fecunda ao elencar fatos passados, presentes e projetar os do futuro.
Ela é um balcão de ideias, palco de embates, pactos e rupturas; tribuna das miudezas e grandezas da vida e divertida por natureza. Bolsa de Valores algumas vezes em voz baixa, ou seja, num tom cochichado, mais para o Canto Gregoriano, outras vezes com timbres de tenores. Enfim, entre milhares de predicados, é um condomínio sem guaritas, cuja sindica chama-se "Conversa".
Portanto, esse lugar é uma extensão de tudo. Por exemplo: no dia do óbito, os falecidos passam por lá e, logo cedo, muitas pessoas começam a procurá-los. De que jeito? Lendo as tabuletas que as funerárias fixam nas paredes externas dos Cafés.
Muitas vezes, os transeuntes se inteiram do falecimento de familiares através das placas lá afixadas.
Certa ocasião, em trânsito pelo local para acessar a rua do comércio, esbarro no agente funerário. Ele diz:
-No seu falecimento, vou inovar. O anúncio será em placas digitais. E dá gargalhadas.
Assustado, ao invés de “meu Deus!”, exclamo em italiano:
-Mio "Angelo" custode!  Tradução: meu Anjo da Guarda! Em seguida, olho para a torre da Igreja Matriz e dou no pé.
Nos anos sessentas, a existência da Esquina do Pecado chega ao Vaticano.  Apesar disso, por aqui, alguns religiosos, desde há muito tempo, implantam ações preventivas.
O Altar-Mor e o do Sacrário da Matriz foram idealizados em sentido oposto à famosa  esquina; assim, as imagens ficam de costas para ela.
A estátua do Monsenhor Aristides, erigida na praça da matriz, está numa posição em que o seu olhar não se dirige para a “nossa personagem”. A estátua do padre Anchieta não concordou em ficar naquela área, nem que fosse de costas para o concorrido local. Optou pela praça Valêncio de Barros, conhecida como Jardim Misterioso, em frente à prefeitura.
Ciente da Esquina, o Vaticano, na última hora da promulgação do Concílio Vaticano II, iniciado no pontificado de João XXIII e concluído no papado de Paulo VI, muda a missa.
Os sacerdotes passam a celebrá-la de frente para os fiéis. No caso de Bebedouro, de costas para a Esquina do Pecado.
Dessa forma, fica sacramentado: a Esquina do Pecado é um Altar Pagão.
(Autor: Augusto Aguiar)
Visite o meu Blog e leia outras matérias:

 P.S. : quando utilizo-me no texto da expressão "-Mio "Angelo" custode!, refiro-me ao nome do agente funerário que chama-se Ângelo. Figura nuito simpática, brincalhão, extremamente popular, é presidente da Câmara Municipal de Bebedouro. Faço o esclarecimento, pois quem lê o texto e não é de Bebedouro, não fica muito claro (não quis detalhar no texto a fim da mensagem ficar nas entrelinhas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário