sábado, 17 de março de 2012

Aziz Ab Saber

Morre Aziz Ab'Saber, o Intelectual do Ano de 2011
Um dos nomes mais importantes de nossa intelectualidade, o geógrafo Aziz Ab'Saber parte e nos deixa mais pobres




17.03.2012


O geógrafo Aziz Ab'Saber era mesmo uma pessoa adorável. Ano passado o professor recebeu em sua casa diretores da União Brasileira de Escritores que lhe anunciavam sua indicação ao Troféu Juca Pato como Intelectual do Ano. Em novembro de 2011, durante o Congresso Brasileiro de Escritores em Ribeirão Preto, o Teatro Municipal abriu suas portas para que o prêmio lhe fosse entregue. E Aziz falou, contou a história de sua vida, de sua familia, dos percalços, do inusitado, das coincidências da vida, até tornar-se um dos mais importantes nomes em sua área de atuação, não só no Brasil mas em todo o mundo.

Aziz Ab'Saber, professor emérito da FFLCH-USP, morreu nesta sexta-feira, 16, e nos deixa uma obra valiosa, com mais de trezentos trabalhos acadêmicos e livros diversos. Mais do que sua obra, nos deixa um exemplo de vida.

A União Brasileira de Escritores lamenta profundamente esta perda.

por Eliane Ratier, via site da UBE

Acrescentando ao já dito, relembro aqui os bons momentos vividos durante a premiação do troféu Juca Pato oferecido a Aziz Ab'Saber, em novembro durante o Congresso Brasileiro de Escritores, realizado em Ribeirão Preto.
Quem esteve por lá naquela chuvosa manhã de domingo pode presenciar uma prosa rica e animada conduzida pelo mestre Aziz, que ilustrava sua história de modo peculiar e próprio, sempre a colocar em primeiro lugar a paisagem, o pano de fundo geográfico.
O pesar pela perda é atenuado pelas boas lembranças deste breve contato.

Eliane Ratier

Nenhum comentário:

Postar um comentário