terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nota de falecimento- Nilva Mariani

Falece Nilva Mariani, neste dia 25 de fevereiro, depois de grande luta contra a doença que a acometia.
Nilva foi uma pessoa muito querida no meio literário, professora de gerações, mestra.
Aqui um pouco de sua história:

            Foto tirada em recente homenagem feita à autora pela escola Otoniel Mota


Nilva Mariani

Nasceu em Jardinópolis, SP, mas é cidadã ribeirão-pretana também. Bacharel e Licenciada em Línguas Neolatinas pela USP-SP, ainda fez pós-graduação em Teoria da Literatura e em Literatura Portuguesa, na mesma universidade.
Escritora e poetisa, ocupa a Cadeira número 34 da Academia de Letras, Ciências e Artes ( ALCA) da AFPESP, cujo patrono é Cruz e Sousa. Também faz parte da Academia Ribeirãopretana de Letras, Cadeira número 39, patrono Érico Veríssimo. Pertence ainda à UBE, União Brasileira de Escritores, à CPERP, Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, à ARE, Academia Ribeirão-pretana de Educação, de que é também um dos fundadores, sendo patrona da Cadeira no. 34 e `a OVJ, Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto.
Obras publicadas: Ambiências (poesia, 2 ediç.), Noves Fora (contos), Bruxas e Deuses em Serão Inquieto ( dissertação de Mestrado, que lhe proporcionou uma bolsa de estudos em Portugal, do Instituto de Alta Cultura Portuguesa),Entre o Céu e a Terra (contos e crônicas), Olhando para Trás ( crônicas), Quando a Chuva passar( contos), Português para Estrangeiros, tal qual se fala no Brasil (coautoria com Rosa Maria B. Cosenza), e participação no Pequeno Dicionário de Literatura Portuguesa, direção do Prof .Dr. Massaud Moisés.
Participa ainda das seguintes antologias: da Casa do Poeta e do Escritor ( I, III e IV); Primeira Antologia da Ordem dos Velhos Jornalistas; da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto, com conto premiado; do Jornal Enfim; da Litteris - São Paulo em Prosa e Verso; da Scortecci- Antologia de Poesia, Contos e Crônica; da Frutos da Terra, Expressões Culturais de Ribeirão Preto; e Ave Palavra, antologia de poemas sobre a palavra, de poetas e Ribeirão e região.
Há vinte anos escreve, para jornais de Ribeirão Preto, crônicas, poemas , pequenos ensaios e artigos diversos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário