terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Dr Nelson Jacintho e o Ano Novo

  

 Ano Novo

    Lá vem ele alegre e sorridente como um menino travesso, cheio de novas idéias e casos para contar  para todos os que o esperam com  muita alegria, muita esperança, embora alguns de nós, ainda tenhamos alguma desconfiança, alguma dúvida, mas sem deixar  de lado a esperança! Tudo isto porque ele é um moleque travesso que tem mil idéias na cabeça e pronto para jogá-las sobre nós sem nenhuma cerimônia! Menino ainda, sem experiência, com muita teoria, mas sem nenhuma prática. Apesar de sua alegria, ele ainda desconfia do seu próprio futuro! Ele está como aquele médico recém-formado que acabou de receber o diploma, está autorizado para atender o seu primeiro paciente, mas ainda teme por  sua conduta e pela sorte do paciente. Ele tem algum temor, mas isso não o impede de vir pulando de estrela em estrela, de planeta em planeta, de satélite em satélite, de nuvem em nuvem! Passou pelo sol e pegou o dourado de seus raios! Pela lua e pegou o prateado do luar da lua cheia!  Pelo  céu límpido e recebeu o reflexo da luz das águas do oceano! Pegou a suavidade da brisa da tarde e a grandiosidade do amanhecer, e veio vindo pulando como um  moleque hiperativo!
Teve doze meses para preparar a viagem, mas deixou para aprontar as malas nos últimos dias do mês de dezembro! Até dezembro vivia sossegado no seu jardim celeste rodeado de flores e perfumes das mais variadas espécies! Recebia os deuses do Olimpo anotando todos os pedidos para serem colocados em prática quando estivesse sentado  no seu trono com sua coroa sobre a cabeça! Vivia feliz porque era o senhor do deus que comanda a vida: o tempo! O tempo é o seu servidor principal e a ele é dado todo o poder sobre o mundo! Quando dezembro chegou, o tempo veio prestimosamente lhe dizer que estava na hora de arrumar as malas para partir.
   O tempo, prestador fiel e intermediário das ações, enquanto o ajudava a arrumar as malas previne-o de alguns problemas que estava visualizando na terra! Apesar dos terráqueos estarem esperando-o com grande alegria e glória, alguns, que recebiam o nome de comerciantes ou de lojistas, faziam de tudo para que ele se atrasasse por mais uns dias! Eles achavam que se ele atrasasse, a venda aumentaria e o lucro certamente dobraria!Ele ouviu o tempo, mas certamente não lhe deu muita atenção! Acabou de arrumar as malas e, de braços dados com ele, iniciou a viagem triunfante! Nada os fez parar! Nenhuma nuvem rabugenta e grávida de água lhes foi obstáculo! Nenhum arco-íris, por mais multicor que fosse os fizeram parar para admirá-lo! Nenhum raio arrasador e medonho lhes impediu a caminhada!Eles chegaram exatamente no dia 31 de dezembro, às 24 horas! Que alegria! Quantos fogos! Quantas canções! Quantos gritos de paz! As praias se iluminaram! O mar, cheio de barcos com fogos de artifício iluminou as águas, a terra, os edifícios e grande parte do céu! Que quadro maravilhoso! Que alegria estampada na face dos homens! Estavam em paz! Pareciam crianças...
Vamos todos pular juntos com o menino travesso que acabou de chegar! Vamos lhe dar boas novas! Vamos desejar aos nossos irmãos muita paz e alegria!
Não vamos deixar que o menino travesso se ausente de nós! Afinal de contas a cada dia que amanhece em nossa vida há um Ano Novo para ser comemorado!


                                   Nelsdon Jacintho é médico e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário