sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dia Nacional de Leitura- 12 de outubro


UBE e Instituto Ecofuturo se aliam no Dia Nacional da Leitura
Portal UBE - 16/08/2011

O Instituto Ecofuturo lança a campanha 2011 do Dia Nacional da Leitura, celebrado em todo o Brasil desde 2009 no dia 12 de outubro. Muito mais do que um dia de homenagem aos mais diversos benefícios de ler desde a primeira infância, o Dia Nacional da Leitura é construído por ações. Em 2010, foram realizadas 110 atividades de leitura em 13 Estados e 56 municípios por meio de parcerias com 50 instituições do terceiro setor, órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada. Ao todo, a campanha foi divulgada para cerca de 4 milhões de pessoas por ações em rede. Foram 16 mil acessos ao site da campanha, um sucesso de público e de crítica em que a maior beneficiada foi a educação.

Neste ano, o trabalho continua. Por isso, o Instituto Ecofuturo está articulando parcerias com organizações sociais para o Dia Nacional da Leitura e a Semana da Leitura e Literatura, a fim de que pais, professores de escolas públicas e privadas, profissionais de biblioteca e educadores de projetos sociais e educacionais tomem conhecimento desta iniciativa e participem. Contamos com sua aliança para que a notícia da campanha corra solta por bibliotecas, escolas, lares, hospitais, ONGs, equipamentos públicos e praças, entre outros locais.

Os parceiros oficiais da campanha terão como contrapartida menção do nome da instituição no blog do projeto e em release de imprensa, um “selo” de adesão à campanha para aplicar em suas peças de comunicação e ainda terão à sua disposição um material especial para pesquisa na Biblioteca Virtual (www.ecofuturo.org.br/dianacionaldaleitura). Trata-se de uma cuidadosa seleção de artigos e livros dos maiores nomes da literatura nacional e internacional, além das publicações do Ecofuturo desde 2006. Lá estão as novas reedições dos Passaportes da Leitura (Brincar de Ler e Leitura e Escrita) e do Roteiro de Leitura Pública, um acervo de sugestões para leitura por faixa etária e artigos de especialistas sobre a importância de oferecer leitura de literatura desde a primeira infância e ainda uma nova: Pra que serve a literatura, com dez textos de educadores e pesquisadores que contam o que descobriram e desenvolveram a partir de sua área de estudo e atuação.

Para as Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, projeto do Ecofuturo, um estímulo a mais: um prêmio para as três unidades que desenvolverem as melhores ações de leitura literária na Semana e no Dia Nacional da Leitura.

Ler é preciso e participar é fundamental. Entre em conosco e venha ser nosso parceiro nesta campanha. Faça parte desta rede que promove a leitura todos os dias, porque, afinal, todo dia é dia de ler!

Contatos com Rachel Carneiro (11-35039537) ou Carlos de Medeiros (11-35039711)

2 comentários:

  1. Ler é preciso e fundamental para as crianças e jovens. Estimular o gosto pela leitura é um desafio permanente. E para celebrar o Dia Nacional da Leitura compartilho com todos "Viajar pela leitura", um poema de incentivo a leitura, de autoria de Clarice Pacheco:

    Viajar pela leitura
    sem rumo, sem intenção.
    Só para viver a aventura
    que é ter um livro nas mãos.
    É uma pena que só saiba disso
    quem gosta de ler.
    Experimente!
    Assim, sem compromisso
    você vai me entender.
    Mergulhe de cabeça
    na imaginação!
    Clarice Pacheco

    ResponderExcluir