terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Rita Mourão e seu espaço no Colégio Metodista


O colégio Metodista inaugurou em 05 de novembro, dentro de seu pequeno museu, um espaço dedicado à escritora Rita MOurão.
O espaço abriga troféus e medalhas da escritora vencedora de muitos concursos literários.
A escola liga, assim, definitivamente a história de Rita Mourão à sua própria.
Rita foi professora na escola, cuidou da biblioteca e deu início à um projeto literário que incentiva a escrita poética dos alunos, que produzem textos para um livro anual.
Rita estava muito feliz junto aos familiares e amigos, pessoas de grande importância em sua vida e carreira literária.
Nós , os presentes, vivemos momentos de emoção ao conhecer melhor a história desta grande mulher.
Parabéns, Rita Mourão!!
Aqui algumas fotos do evento:

Rita e sua galeria de troféus

Ely Vieitez Lisboa, ex-professora de Rita, Adriana Silva, presidente da Fundação Feira do Livro, Babete, diretora do colégio Metodista, Rita Mourão, Nelson Jacintho, então presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras, da qual Rita faz parte, Dumara Jacintho, Eliane Ratier, coordenadora do núcleo de Ribeirão Preto da UBE_ União Brasileira de Escritores, da qual Rita faz parte.

Rita Mourão em discurso emocionado e emocionante
uma das filhas de Rita dando seu depoimento

Aqui, o discurso de Rita Mourão:

Deixo aqui meus agradecimentos a todos que ajudaram a escrever a minha história.
Em primeiro lugar agradeço a Deus que esteve sempre no comando dos meus projetos. Foi Ele quem colocou as pessoas certas nas horas certas quando busquei conhecimentos. Agradeço aos professores do Supletivo que abraçaram meus sonhos e me indicaram os caminhos da realidade.
A Escola Otoniel Mota que me preparou para ser professora. A grande Mestra e amiga Eli Vieitez que me deu a bagagem para trabalhar no Colégio Metodista com Produção e Interpretação de textos e ainda me fez reconsiderar o meu jeito de ser poeta. Foi você, Ely, o divisor de águas entre a Rita de ontem e a de hoje.
Ao Colégio Metodista, ao Dr. Levy e a Ithayr, que me deram a oportunidade de realizar meu sonho de ser mestra.
A Babete que sempre acreditou em mim e divulga o meu trabalho com carinho. A Bia e a Flávia, que com amor estão sempre à frente das divulgações dos meus poemas.
Ao Dr. Nelson, Adriana Silva e a todos os acadêmicos, parceiros e companheiros de sonhos.
A Mariinha, minha conselheira literária.
A Eliane Ratier e a todos da UBE
Ao meu marido que embora achasse loucura as minhas decisões tardias, acabou abraçando as minhas conquistas.
Aos meus filhos, grandes apoiadores da minha luta que não foi fácil, houve quedas, reerguimentos, muita fé , amor e poesia.
Mas eu amo as lutas, os desafios e quero dizer que se a vida é uma ordem eu fiz da literatura o meu jeito de driblar a vida e é por isso que sou uma mulher feliz.
Meu abraço carinhoso e mais uma vez, OBRIGADA A TODO

Nenhum comentário:

Postar um comentário