segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Do blog do Menalton

Posted: 30 Sep 2015 04:46 PM PDT
Durante a visita ao Centro de Ressocialização Masculina de Araraquara, Menalton foi homenageado com uma música cuja letra parodia o livro "Que enchente me carrega?". O trabalho foi feito e apresentado pelos próprios detentos, em voz, violão e flauta transversa. 





Posted: 30 Sep 2015 01:53 PM PDT
No dia 28 de setembro passei por uma experiência humana das mais ricas: visitei o Centro de Ressocialização Masculina de Araraquara. Cerca de vinte e poucos detentos, pertencentes ao Clube de Leitura da instituição prisional, leram, por escolha do grupo entre os livros disponíveis em sua biblioteca, meu romance Que enchente me carrega? Sabendo que moro na região, os detentos acharam que deveriam bater um papo comigo.

Veio daí o convite da Funap, entidade que trabalha pela ressocialização dos detentos, e é evidente, minha imediata concordância, pois me fascinou a ideia de conversar com um grupo alijado do convívio social. Neste sentido, meus agradecimentos ao Sílvio Luís do Prado, gerente regional da Funap.

Depois de uma introdução em que descrevi a gênese do romance, imagens, situações, personagens, motivações, e isso por mais de uma hora, foi aberto o momento para o pinguepongue.


Que enchente me carrega?, é preciso que se diga, não é um romance de fácil leitura, em virtude das técnicas narrativas empregadas, com predomínio do fluxo de consciência e sua alinearidade. Pois bem, fiquei impressionado com o nível das perguntas e dos comentários que ouvi.
Me encantou a paródia que eles criaram e apresentaram na ocasião, cantando acompanhados de um violão e uma flauta transversa. *

O diretor da unidade prisional, Dr. Tuca, pessoa extremamente gentil e por isso estimado pelos 209 detentos do local, para finalizar fez questão de me conduzir por algumas das instalações do presídio, passeio em que, além dos aspectos físicos proporcionou-me um contato humano que me emocionou. Voltei para casa modificado.

* A apresentação foi gravada e prometeram passar o link.






Nenhum comentário:

Postar um comentário