quarta-feira, 4 de março de 2015

Antologia da UBE- Boas notícias!!

Olá, amigos, está no site da UBE.
Parabenizo os escolhidos para figurar na antologia, Mara Senna, Regina Batista, Menalton Braff, Ely Vieitez Lisboa e Leda Pereira.

Antologia com 75 autores

Lançamento do volume publicado pela Global Editora está programado para o dia 23 de março
Imagem ilustrativa02.03.2015
A Antologia de Poesias, Contos e Crônicas da UBE está em processo de finalização gráfica e o lançamento já está programado. Será no dia 23 de março, no auditório da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, em São Paulo, às 19 horas. 
O evento será ao final da cerimônia de posse da nova Diretoria e Conselho Consultivo e Fiscal da UBE. O novo presidente, Durval de Noronha Goyos Jr., substitui a partir do dia 15 de março o atual presidente, Joaquim Maria Botelho.
Cada autor, pelo contrato assinado pela UBE com a Global Editora, terá direito a uma cota de 15 (quinze) livros, a título de direitos autorais.
Como noticiado, a seleção final foi realizada pela Global Editora a partir de uma lista inicial de 150 nomes, encaminhada pela UBE. Os autores contemplados no volume são os seguintes:

POESIA
Anderson Braga Horta
Antonio Ventura
Aricy Curvello
Beatriz Helena Ramos do Amaral
Betty Vidigal
Carlos Vogt
Cláudio Willer
Dalila Teles Veras
Djalma Allegro
Eros Grau
Eunice Arruda
Francisco Moura Campos
Gláucia Lemos
Hamilton Faria
Hélder Câmara
Luís Avelima
Moniz Bandeira
Mara Senna
Marco Aqueiva
Mariza Baur
Nei Lopes
Oleg Almeida
Péricles Prade
Renata Pallottini
Severino Antônio

CONTOS
Anna Maria Martins
Arine de Mello Júnior
Audálio Dantas
Caio Porfírio Carneiro
Cyro de Mattos
Deonísio da Silva
Edmundo Carvalho
Edson Amâncio
Fábio Lucas
Frei Betto
Jean Pierre Chauvin
Jeanette Rozsas
João Batista de Andrade
Joaquim Maria Botelho
Levi Bucalem Ferrari
Lygia Fagundes Telles
Menalton Braff
Nicodemos Sena
Paulo Veiga
Regina Batista
Reivanil Ribeiro
Renato Modernell
Ricardo Ramos Filho
Ruth Guimarães
Suzana Montoro

CRÔNICAS
Alaor Barbosa
André Carlos Salzano Masini
Antonio Candido
Antonio Luceni
Antonio Possidônio Sampaio
Betty Milan
Betty Mindlin
Celso Lafer
Daniel Pereira
Dirce Lorimier Fernandes
Ely Vieitez Lisboa
Enéas Athanázio
Fernando Jorge
Gabriel Kwak
Leda Pereira
Luiz Cruz de Oliveira
Marcos Eduardo Neves
Moacir Japiassu
Mouzar Benedito
Regina Helena de Paiva Ramos
Ricardo Uhry
Rodolfo Konder
Ronaldo Costa Couto
Thereza Freire Vieira
Thiago Sogayar Bechara

Segue a íntegra da apresentação da antologia, de autoria do organizador:

NOSSO TEXTO E NOSSA VOZ

Em três volumes, a UBE – União Brasileira de Escritores, com o patrocínio da Global Editora, reúne 75 autores nesta antologia, cada qual dono de sua voz, cada qual dando voz a uma criação.
Gostaríamos que mais autores fossem contemplados. Nossa seleção inicial, aliás, era maior. Mas a dinâmica da publicação de livros tem seus custos. E tivemos que nos curvar à realidade.
Enfim, estamos celebrando a edição de 25 contos, 25 crônicas e 25 poemas de autores associados à nossa entidade, para que perdure, pelo tempo que durarem os livros, a voz dessa gente que vive da lida com a palavra, nem tão vã como vaticinou um dia o poeta. Não é vã, porque inspira vocações, acalenta imaginários, prepara espíritos e agiganta almas. A literatura é a irmã mais velha das artes, e, do fonema à sílaba, da voz ao texto, vem construindo a nossa história e a nossa identidade.
Nós, da UBE, vivemos para a literatura.
A UBE é a mais antiga associação de escritores do Brasil. Fundada em 17 de janeiro de 1958, deriva-se da fusão da Associação Brasileira de Escritores – SP e da Sociedade Paulista de Escritores, que, por sua vez, resultaram da divisão da antiga Sociedade de Escritores Brasileiros, criada em 1942 e que teve como mentores Mario de Andrade e Sérgio Milliet. Sediada na Capital paulista, a UBE é entidade nacional e conta em seus quadros com aproximadamente 3.800 associados, dos quais 1.600 ativos.
Sua missão é discutir políticas culturais que atendam aos interesses da categoria e representá-los em todas as manifestações literárias, em poesia e prosa. Também busca orientar seus associados em questões relacionadas a direitos autorais. Teve a presidi-la nomes como Paulo Duarte, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário Donato, Afonso Schmidt, Abguar Bastos, Fabio Lucas, Cláudio Willer, Ricardo Ramos, Henrique L. Alves e Levi Bucalem Ferrari.
A UBE realizou quatro Congressos nacionais de escritores. Os dois mais recentes foram o de 1985, em São Paulo, e o de 2011, em Ribeirão Preto. Ambos foram prestigiados por mais de 1.000 representantes de todo o Brasil e do exterior.
A UBE também está representada nas Bienais do Livro, da Câmara Brasileira do Livro, expondo em seu estande livros de associados, promovendo lançamentos e recebendo escritores visitantes. Todos os anos envia comitiva representativa para dar palestras e oficinas na conceituada Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. E foi uma das entidades que assinaram, em 2010, na Alemanha, o acordo com a direção da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, para que o Brasil fosse o país homenageado no ano de 2013. Tive o orgulho de assinar o documento, ao lado de Levi Bucalem Ferrari. 
A UBE também realiza iniciativas culturais de tradição, como o movimento Mutirão Cultural, uma iniciativa que já ofereceu cursos de oratória e literatura a mais de 30.000 pessoas. Temos celebrado convênios com entidades de relevo no Brasil e no exterior, e temos sob nossa responsabilidade a publicação do jornal bimestral O Escritor, com colaborações, ensaios e resenhas assinadas por respeitados escritores, críticos e acadêmicos associados à entidade. Está representada em diversos órgãos e instituições, como o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.
Desde 1962, a UBE concede o Prêmio Juca Pato ao Intelectual do Ano que tenha produzido significativa obra literária publicada no ano anterior. Já foram agraciados com o Juca Pato grifes das nossas letras como Afonso Schmidt, Alceu Amoroso Lima, Érico Veríssimo, Jorge Amado, R. Magalhães Jr., Sérgio Buarque de Holanda, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Barbosa Lima Sobrinho, Jacob Gorender, Antonio Candido, Lygia Fagundes Telles, Aziz Ab’Sáber, Tatiana Belinky e Audálio Dantas.

Para a presente antologia, a UBE contou com o incansável trabalho do nosso então vice-presidente, Luís Avelima (correntemente conselheiro). Sem o seu concurso, a sua dedicação, a sua seriedade e o seu amor pelas letras, estes livros não teriam sido possíveis. Em nome dele, agradeço a todos os diretores, conselheiros, associados e funcionários que trabalharam para que esta edição se realizasse.
Também não posso deixar de agradecer ao meu antecessor na presidência da UBE, Levi Bucalem Ferrari, cujos esforços e tirocínio permitiram que uma antologia anterior fosse publicada pela mesma Global Editora, abrindo caminho para a continuidade dessa generosa parceria.
E, a propósito de generosidade, cabe-me cumprimentar e agradecer a família Alves pela oportunidade que abre para os autores da UBE. Ao fundador, Luís Alves Júnior, meu velho amigo, e aos atuais condutores dessa casa editorial, Jefferson e Richard, nossos votos de que mantenham sempre o conceito de apoiar e privilegiar a literatura brasileira, nossa voz para o resto do mundo.

Joaquim Maria Botelho
Presidente


Nenhum comentário:

Postar um comentário