segunda-feira, 2 de abril de 2012

Chá da UBERP, março de 2012 , relatos de um bom encontro



Amigos,
O chá da UBERP, primeiro encontro festivo de 2012, aconteceu ontem 31 de março de 2012, e se transformou numa interessante roda de bate-papo, uma conversa entre amigos sobre o interesse comum, a palavra, o texto, a poesia, histórias e mestres.
Os presentes ouviram atentos as considerações de teor prático do início da reunião, fizeram seus comentários e terminaram a tarde declamando seus versos e encantando-se mutuamente, embalados pelas comidinhas e bebidinhas.
Eliane Ratier, coordenadora, leu o balanço das atividades do núcleo, que foi enviado para a sede e apreciado por ocasião da eleição da nova diretoria, sendo alvo de comentários favoráveis durante a cerimônia de posse. A coordenadora mostrou-se extremamente satisfeita com a realização dos membros do núcleo UBERP, que são muito ativos e produtivos, incentivou-os a divulgarem seus feitos através deste blog, e a carregarem consigo o nome UBE.
Eliane ressaltou que a UBERP tem tido o reconhecimento da sociedade através de citações em veículos de comunicação e voz em reuniões decisivas do meio cultural. Isto é um grande ganho para a entidade.
Ressaltou que a integração com outros núcleos gerou participação dos membros da UBERP, em antologias por estes promovidas.
Foram oficialmente apresentados os dois novos componentes do núcleo executivo, Carlos Roberto Ferriani, que estará incumbido de canalizar os anseios dos escritores e transformá-los em projetos a serem apresentados à UBE central, e Alfredo Rossetti, que cuidará da biblioteca da UBERP, a ser brevemente instalada.
Alfredo foi indicado para a homenagem prestada pela Feira do Livro, a Nossa Aldeia, por parte da UBERP, como solicitado pelo Movimento dos Escritores.
A indicação foi baseada nos critérios, exclusividade e ineditismo. Dentre os concorrentes, nossa curadora oficial, Ely Vieitez Lisboa, indicou Alfredo Rossetti.
Certamente a UBERP estará bem representada.
Falas dos presentes:

- Adélia Ouêd informa que será a primeira participante da Antologia Ponto e Vírgula entrevistada por Irene Coimbra ( UBE) em seu programa.

- Alfredo Rossetti comentou sobre a nova diretoria da Biblioteca Padre Euclides, na qual é secretário

- Áurea Laguna trouxe um texto sobre mediação de palestras, de grande interesse para a maioria dos presentes, já que quase todos estarão participando dos salões de idéias durante a próxima Feira do Livro e comentou sua ida para a FLIP em julho.

- Carlos Roberto Ferriani colocou-se a disposição do núcleo para receber as idéias dos membros que poderão ser encaminhadas para a UBE central e comentou que gostaria de fazer uma reunião festiva congregando as entidades das quais participa, UBE,ALARP e ARL

- o Poeta Toledo comunicou que em breve, talvez maio, lançará de seu quinto livro, e comentou sobre a possível participação dos escritores na Bienal do Livro se SP em agosto.

- Eliane Ratier falou de seu trabalho como diretora cultural da Associação Odontológica e da tentativa de tornar a literatura local conhecida naquele meio social iniciando agora no mês de abril com o sorteio de livros a ser realizado entre os dentistas associados.

- Elisa Alderani agradeceu o trabalho que vem sendo feito pelo núcleo UBERP, ela que é sempre muito ativa no meio literário, fazendo cursos , oficinas e participando de palestras, concursos e antologias.

-Leda Pereira, presidente da União dos Escritores Independentes, falou sobre os 12 anos da UEI que serão comemorados com um sarau no dia 11 de maio, no Centro Cultural Palace e também sobre a ausência de comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, frisando a importância de lembrarmos as datas que remetem a fatos enriquecedores de nossa cultura.

- Mara Senna anunciou o lançamento de seu novo livro, em 17 de maio.

- Maria Lucia Cardoso revelou que pretende lançar seu livro até junho deste ano. O livro está terminado desde o ano passado, mas espera que ela se refaça, pois está de luto pela perda de seu marido, também escritor.Relatou que esteve em Porto Seguro onde foi convidada para fazer palestras escolas e faculdades e que , neste mês, irá à Diamantina para ajudar nos trabalhos da Academia de Letras daquela cidade, da qual também faz parte.

- Regina Baptista falou sobre a parceira da UBERP com o espaço" A Coisa" nos Saraus da Madrugada. Ela esteve presente na primeira noite e reforçou o convite para as próximas ocasiões.

- Heloísa Martins, nossa parceira no projeto "Combinando Palavras" da escola Otoniel Mota falou sobre as comemorações dos 105 anos da escola e convidou a todos para participar da programação festiva que começa no dia 04 de abril no Centro Cultural Palace, com a premiação de Concurso Literário promovido pelo Centro Cultural, Academia Ribeirão-Pretana de Letras e Associação de Moradores e Empresários do Centro, AMEC, segue com culto ecumênico na escola no dia 09 e termina com noite de gala no dia 30 de abril no tetro Pedro II sob o comando do pianista Gustavo Molinari.

O tempo foi curto para tanta novidade, mas mesmo assim, os poetas presentes soltaram a voz e disseram seus poemas que conferiram à tarde o fecho perfeito.

Agradecendo a presença de todos e certa de que a reunião foi agradável e proveitosa,assino este texto, Eliane Ratier, coordenadora do núcleo da UBERP

Nenhum comentário:

Postar um comentário