terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Áurea Laguna dá notícias da Oficina sobre Monteiro Lobato


Áurea Laguna ministra palestra



No dia 14 de dezembro último, no Espaço Cultural Correia Lima, no Rio de Janeiro, realizamos, em parceria com a profa. de Letras e contadora de histórias Deka Teubl, a Oficina “Nos Domínios do Saber Lobatiano”. Foi uma experiência gratificante, uma vez que os participantes se dispuseram a analisar os diversos aspectos das obras literárias de Lobato, apresentadas para discussão, e nos deram muitas informações sobre o modo como vêem o escritor na atualidade.
No dia seguinte, fomos a um Sarau Literário no bairro da Tijuca, organizado pelas Contadeiras de Histórias, grupo do qual Deka Teubl faz parte. Estudam textos literários e pedagógicos, voltados à “Contação de Histórias”, bem como as contam em diversas entidades no Rio de Janeiro e adjacências.
Finalizando o nosso roteiro cultural, participamos do Sopão de Histórias, na residência da contadora de histórias Rute Casoy, em Santa Teresa, onde conhecemos o prof. Vinicius de Souza Azevedo que nos apresentou sua interessante tese de mestrado (ECA): A aprendizagem significativa e a narração de estórias tradicionais: experiências estéticas em escolas públicas na favela da Maré.
Depois desses três dias de vivências significativas, pudemos, mais uma vez constatar que Monteiro Lobato é uma grande referência para quem se dedica a estudar a História da Literatura para Crianças e/ou trabalha com ‘Contação de Histórias”.
Voltamos para Ribeirão Preto há vinte dias e já reiniciamos os contatos com as pessoas interessadas em participar do grupo de estudos sobre Lobato que estamos organizando.
Até breve!
Áurea Laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário