sexta-feira, 29 de julho de 2011

Colóquio Regional de Escritores- Ely Vieitez Lisboa

Promessa cumprida, aí vai o texto da Ely

COLÓQUIO REGIONAL DE ESCRITORES
(*) Ely Vieitez Lisboa
Dia 9 de julho deu-se o I CORES (Colóquio Regional de Escritores). O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, sob a coordenação de Fatu Antunes, que está à frente da Oficina Cultural Cândido Portinari. A programação se sobressaiu pela alta qualidade.
Após a abertura, tomou a palavra Joaquim Maria Botelho, presidente da União Brasileira de Escritores_ UBE. Ele fez uma divulgação detalhada do Congresso Nacional de Escritores, que acontecerá em novembro de 2011, em Ribeirão Preto. Pela primeira vez uma cidade do interior sediará um evento de tal importância.
Às 14h30, foi composta a Mesa de Debates, sobre o tema: Abrindo o livro: novas perspectivas para a região. Os Comunicadores, cada um abordando uma faceta diversa do tema, foram: Ely Vieitez Lisboa, escritora; Edwaldo Arantes. Presidente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, Jorge Henrique Bastos, autor e editor; Ângelo Davanço, jornalista de A Cidade.
Após os Debates, quando o público participou ativamente, houve um intervalo para o café e às 16h30, o evento premiou os presentes com duas figuras de renome: o escritor José Castello e Luiz Costa Lima, professor da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica). O Debatedor foi Menalton Braff. O I CORES cumpriu, com louvor, seu papel de preâmbulo do Congresso Nacional de Escritores. Algumas ideias preciosas surgiram; elas poderão ser sementes valiosas que cairão em uma terra fértil, no grande Encontro, propiciando talvez uma seara pródiga.
O CORES tem dupla finalidade: formar um público mais exigente, trazendo grande nomes da Teoria da Literatura, convidando intelectuais e escritores famosos para falarem sobre Literatura, ou comentarem suas obras. Como foi noticiado, a programação do Encontro Nacional de Escritores, 2011, está muito rica. As inscrições para o Encontro já estão abertas, em sites da UBE, ou do Núcleo da UBE de Ribeirão Preto.
Em geral, o calcanhar-de-aquiles de muitos encontros culturais é haver um exagero de teoria, com poucas possibilidades de concretização dos projetos discutidos. Neste CORES, o que se realçou sobremaneira foi uma visão mais prática, como o pedido para o jornal A Cidade da volta de A Cidade das Letras, espaço onde se publicavam textos literários de escritores de Ribeirão Preto e da região.
Em sua exposição, Luiz Costa Lima, grande teórico, escritor e tradutor, mencionou o desaparecimento dos Cadernos e dos Suplementos Literários, espaços para a literatura e não para se falar sobre literatura. Enfim, outras ideias surgiram, que poderão ser discutidas mais detalhadamente no Congresso Nacional de Escritores.
O I CORES é o primeiro Colóquio com a finalidade específica de ensinar e discutir literatura. Durante quatro horas, um público atento ouviu e opinou sobre ideias discutidas. Surgiram alguns projetos que estimularão novos escritores, como os Concursos Literários No momento foi lembrado o excelente resultado dos Concursos de 2010 e 2011, na Feira do Livro, uma grande conquista.
Ora, um dos problemas complexos dos autores é a divulgação de suas obras, algo ineficaz por parte das pequenas e médias editoras. Em sua comunicação, Jorge Henrique Bastos, com larga experiência editorial, no Brasil e no exterior, mencionou editoras que têm se preocupado mais com a qualidade das obras, que com sua comercialização.
Enfim, o I CORES foi a sementeira lançada. Outros virão para valorizar a produção literária da cidade e da região. O objetivo maior é nobre. Grandes resultados poderão surgir.
(*) Ely Vieitez Lisboa é escritora.
E-mail: elyvieitez@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário