quarta-feira, 2 de março de 2011

Notícias da Bahia- Carlos Souza - Núcleo de Salvador

União Brasileira de Escritores

Carlos Souza
carlossouzamkt@hotmail.com

A tradição das letras na Bahia começou com a Carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, quando este pisou em solo que logo depois seria parte do território baiano. Ao longo dos séculos, a literatura produzida na Bahia revelou grandes nomes que se espalharam pelo Brasil e pelo mundo. Por aqui, também, em 1724 foi criada a Academia Brasílica dos Esquecidos, que funcionou menos de um ano. Passados 29 anos (1759), surge a Academia Brasílica dos Renascidos, com o intuito de resgatar o trabalho iniciado pelos ”esquecidos”.
Atualmente, a maior e mais importante instituição que congrega os escritores, é a Academia Brasileira de Letras, onde estão os nomes de peso da literatura nacional; em Salvador é a Academia de Letras da Bahia. No âmbito dos estados, estão as academias estaduais. Além das academias, existe a União Brasileira de Escritores (UBE), a mais antiga associação de escritores do Brasil. Sua criação se deu em 17 de janeiro de 1958, fruto da fusão da Sociedade Paulista de Escritores com a Associação Brasileira de Escritores. Ao longo de sua história, mais de 3.700 escritores de todo o Brasil filiarem-se a instituição, que continua recebendo novos associados. A função principal da UBE é defender os interesses dos escritores em todas as manifestações literárias, além de discutir políticas culturais de valorização dos artistas da palavra.
Como a Bahia costuma ser pioneira em diversos aspectos da cultura, não poderia ficar por muito tempo sem ter a sua UBE, para agregar os inúmeros autores que estão espalhados por centenas de cidades. Daí surgiu a ideia de criar a União Brasileira de Escritores – UBE, núcleo Bahia, vinculado a UBE - União Brasileira de Escritores de São Paulo. O objetivo é agregar e buscar soluções conjuntas para fortalecer o movimento literário no estado.
Após constatar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos escritores da Bahia, buscamos dialogar com a UBE de São Paulo, o apoio para a criação do núcleo na Bahia. As negociações começaram em agosto de 2010, e em setembro, durante o I Encontro de Escritores Baianos Independentes, realizado pela Fundação Òmnira foi anunciado à criação do núcleo, que já realizou sua primeira reunião pública no início de fevereiro, onde cerca de 40 pessoas se fizeram presente, entre elas personalidades como o Ubiratan Castro de Araújo, Aramis Ribeiro Costa e Araken Vaz Galvão.
Na assembléia, foram discutidos temas como o fortalecimento do movimento literário na Bahia, que se darão através de reuniões mensais, encontros literários, lançamentos, palestras, recitais e a parceria com as Academias de Letras e Artes da capital e do interior, alem de outras instituições públicas e privadas; a participação dos autores locais na X Bienal do Livro da Bahia. Para a Bienal, a UBE/Bahia pleiteia um espaço onde os escritores baianos possam expor suas obras, fazer lançamentos e também uma maior participação na programação da Feira, nos espaços como Café Literário, Praça de Cordel e Poesia, Arena Jovem etc.
Outra proposta bastante elogiada pelos escritores, durante a reunião foi em relação ao V Congresso Brasileiro de Escritores, que será realizado no período de 12 a 15 de novembro de 2011, em Ribeirão Preto, São Paulo. O objetivo da UBE/Bahia é incluir escritores baianos na programação oficial, em palestras e lançamento de livros.
Foi dada a largada, agora para que a UBE/Bahia se transforme em uma instituição forte e representativa, os escritores deverão deixar suas diferenças de lado e buscar juntos, construir um espaço de discussão e esperança para que a literatura da Bahia possa se desenvolver profissionalmente e revelar nomes tão importantes como Dias Gomes, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, entres outros baianos que engrandecem a literatura brasileira.
CARLOS SOUZA / JORNALISTA E COORDENADOR DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES, NÚCLEO BAHIA.

Artigo publicado no Jornal A Tarde. Salvador, sexta-feira 25 / 02/ 2011.
Populares – Página 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário