quinta-feira, 9 de junho de 2016

Trovas

O prof Nilton fala sobre as trovas.

MOVIMENTO LITERÁRIO TROVADORESCO
Os Jogos Florais são por todo o Brasil, um projeto permanente de Educação e Cultura através da poesia tendo a Trova como base literária.
Hênio Tavares (Teoria Literária,1974) define: Trova: “ é uma composição monostrófica, formada de quatro versos que condensam todo o pensamento ou emoção ”.
A Trova, em sua composição tem duas partes: o Corpo e a Alma. O corpo (forma) é feito de ritmo, melodia e expressão gramatical e poética. A alma (fundo) traz a mensagem (temática), o achado (originalidade), a comunicabilidade,  a simplicidade e a harmonia interna.O idioma e o verso são os instrumentos do poeta.
Anualmente, dezenas de concursos literários, sob temas, são lançados pelo Brasil e países hispânicos. Os temas são líricos, filosóficos e humorísticos.
Alguns detalhes são levados em conta; os versos devem sempre rimar o 1º com o 3º e o 2º com o 4º. Os concursos literários tem, “exigido” escrita à espanhola (minúscula no princípio de cada verso da Trova) quando a pontuação permite, como nesta quadrinha de Castilho:

Aqui, sim, no meu cantinho,
vendo rir-me o candeeiro,
gozo o bem de estar sozinho
e esquecer o mundo inteiro.

Verificamos aqui, a preocupação literária quanto à forma (corpo) do poema. Na mensagem (fundo) o poeta fala do bem de estar só, no seu canto, com a chama do candeeiro (antigo aparelho de iluminação, alimentado por óleo) quando esquece do mundo.
Os Jogos Florais são atividades literárias, tendo, principalmente, a Trova como animadora poética. Ribeirão Preto tem na sua história: eleição de Musas, Recanto do Trovador, troféus Escola de Trovadores, Trovas plantadas em derredor da Fonte Luminosa da Praça XV de Novembro, com professores lecionando com as trovas expostas... O passado literário de Ribeirão Preto (SP) é rico. A presença de trovadores, constante.
Jorge Amado, em carta a jornalista Maria Thereza Cavalheiro, escreveu: “ A Trova e o Trovador são imortais”. Outros dizem: Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador. Os prosadores do passado gostavam de escrever poemas.
Poesia faz bem à saúde. Quem faz poesia não vive só, tem a mente repleta de ilusões.(NCT, em Restos de Ventura)
Luiz Otávio, autor de Meus Irmãos,os Trovadores e fundador da UBT- União Brasileira de Trovadores,  nasceu a 18 de julho de 1.916.


Nenhum comentário:

Postar um comentário