quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Aniversário de Oficina Cultural Cândido Portinari- Alfredo Rossetti é destaque

A UBE- Núcleo Ribeirão Preto, parabeniza a Oficina Cultural Cândido POrtinari,  e sua gestora, Fatu Antunes,  por seu jubileu de prata e  agradece a valiosa contribuição ao crescimento cultural da cidade.
Parabeniza , também, nosso colega Alfredo Rossetti pela participação.

Abraços, Eliane Ratier



1/07/2015

A Oficina Cultural Candido Portinari completa 25 anos como referência cultural na região de Ribeirão Preto

A Oficina Cultural Candido Portinari completa 25 anos como referência cultural na região de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto estará em festa durante o mês de agosto, com uma série de eventos que marcará os 25 anos Oficina Cultural Candido Portinari. A programação de aniversário começará na sexta-feira (7) a partir das 10h, com a exposição Portinari: Mãos de Pintor, Coração de Poeta, onde público terá a chance de conhecer o lado literário de Portinari.

No mesmo dia, às 19 horas, será mostrado o documentário Percursos: OC Candido Portinari 25 ANOS, que mostrará através de registros de imagens e depoimentos de pessoas que acompanham a trajetória da oficina. A cantora moçambicana Lenna Bahule coordenará a atividade Vivências Moçambicanas: Cantos, Jogos e Danças Populares no sábado (8), onde serão apresentados danças, ritmos e percussões da cultura africana. A cantora se apresentará no espetáculo Nômade em que destaca o afro-jazz e a música moçambicana misturados e relembra as parcerias com grandes nomes como Bobby McFerrin e Zap Mama.

A programação inclui também o Concerto: As Canções de Amor de Santoro e Vinicius, com o pianista Alessandro Santoro e a cantora liríca, Gisele Ganade, onde irão apresentar o grandioso repertorio de canções deixadas por Vinicius de Moraes. A apresentação ocorrerá na sexta-feira (28) às 20 horas no Teatro Minaz. 
 
Entre os cursos realizados na oficina, destacam-se os projetos voltados às áreas de literatura, teatro, artes plásticas, dança, música e fotografia.  A unidade faz parte do Programa Oficinas Culturais, mantido pela Secretaria da Cultura e gerenciado pela Poiesis, é responsável por oferecer gratuitamente atividades de formação cultural para diversas idades durante o ano todo.

Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE 25 ANOS DA OFICINA
► ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “PORTINARI: MÃOS DE PINTOR, CORAÇÃO DE POETA”7/8 – sexta-feira – 10h
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 21h; aos sábados, das 10h às 14h
Classificação: livre
Local: OC Candido Portinari

A exposição, cedida pelo Museu Casa de Portinari, permite ao público conhecer, de forma lúdica e dinâmica, a vida literária de Portinari, contada por meio de painéis com poemas, material cenográfico e elementos reais.


► EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “PERCURSOS: OC CANDIDO PORTINARI 25 ANOS”7/8 – sexta-feira – 19h
Classificação: livre
Local: OC Candido Portinari

Documentário sobre a história dos 25 anos da Oficina Cultural Candido Portinari em Ribeirão Preto e região, por meio de fotos, material de divulgação, fortuna crítica e depoimentos de pessoas que fizeram e/ou ainda fazem parte da instituição.


► ESPETÁCULO “NÔMADE”Lenna Bahule
7/8 – sexta-feira – 20h
Classificação: 14 anos
50 lugares
Local: OC Candido Portinari

A cantora moçambicana Lenna Bahule traz, neste espetáculo de afro-jazz, uma fusão da música de seu país com trabalhos de artistas como Bobby McFerrin, Zap Mama, Maria João, Rhiannon, Egberto Gismonti, Fernando Barba e Santiago Vazquez. Nascida em Maputo, Lenna Bahule estudou piano, canto, flauta doce e makwaela, dança popular moçambicana. Cantou nas bandas moçambicanas TP50, que toca música brasileira, e Nkhuvu, o grupo que acompanha Stewart Sukuma. Atualmente no Brasil, Lenna Bahule prossegue com sua carreira artística, além de ministrar aulas de canto e dança populares de Moçambique.
► VIVÊNCIAS MOÇAMBICANAS: CANTOS, JOGOS E DANÇAS POPULARESCoordenação: Lenna Bahule
8/8 – sábado – 10h às 13h
Público: adolescentes a partir de 14 anos
Inscrições: 14/7 a 6/8
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

No dia seguinte ao espetáculo “Nômade”, a cantora Lenna Bahule orienta esta oficina, que transmitirá elementos da cultura tradicional de Moçambique por meio de vivências em dança, canto e percussão corporal. A maior parte dos exercícios será em changane, xitswa e chopi, o que significa que os participantes também terão contato com palavras dessas línguas nacionais moçambicanas e seus significados.


► ESPETÁCULO “PORTINARI, ENTRE CANTOS E POESIA”Carla Portinari, Eduardo Tarlá e Alfredo Rossetti
11/8 – terça-feira – 20h
Classificação: livre
50 lugares
Local: OC Candido Portinari

“Portinari, entre Cantos e Poesia” mescla clássicos da música popular brasileira com a leitura dramática de poemas escritos pelo grande artista plástico. Sobrinha neta de Candido Portinari, Carla Portinari é uma cantora que vem despontando no cenário da MPB: neste espetáculo, ela será acompanhada pelo violonista Eduardo Tarlá e pelo poeta Alfredo Rossetti, que fará a leitura dramática.


► WORKSHOP: AS CANÇÕES DE AMOR DE SANTORO E VINICIUSCoordenação: Alessandro Santoro e Gisele Ganade
27/8 – quinta-feira – 18h30 às 21h30
Público: interessados acima de 14 anos
Inscrições: 14/7 a 25/8
Seleção: primeiros inscritos
50 vagas
Local: Teatro Minaz: Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista

O workshop aborda as canções de amor criadas na parceria do músico e regente Claudio Santoro com o poeta Vinicius de Moraes, quando ambos viviam em Paris no final da década de 1950. Trechos das canções serão executados e analisados, ao lado da apresentação de vídeos, fotos e partituras. No dia seguinte ao workshop, Alessandro e Gisele realizam concerto com o repertório de Santoro e Vinicius.

Filho do compositor erudito e maestro Claudio Santoro, o pianista Alessandro Santoro tem mestrado pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou e pelo Conservatório Real de Haia, na Holanda, onde lecionou por cinco anos. Integrou a Orchestra of the 18th Century e fundou a Den Haag Baroque Orchestra. É professor de cravo e baixo contínuo no Núcleo de Música Antiga da Emesp Tom Jobim e responde pelo acervo material e virtual da Associação Cultural Claudio Santoro.

Gisele Ganade é fundadora da Cia. Minaz, da qual é diretora musical, regente, preparadora vocal e solista. Atualmente é diretora artística do Teatro Minaz e do Festival de Ópera de Ribeirão Preto, e curadora musical do Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão (sala administrada pela ACAM – Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari).


► CONCERTO: AS CANÇÕES DE AMOR DE SANTORO E VINICIUSAlessandro Santoro e Gisele Ganade
28/8 – sexta-feira – 20h
Classificação: livre
Local: Teatro Minaz: Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista

O pianista Alessandro Santoro e a cantora lírica Gisele Ganade apresentam as célebres – mas pouco conhecidas do grande público – canções de amor compostas por Claudio Santoro e Vinicius de Moraes, que serão intercaladas com obras estritamente musicais e literárias de cada um dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário