quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

o Juca Pato


Troféu Juca Pato 2012

A contagiante emoção de Tatiana Belinky
Imagem ilustrativa30.11.2012

“Hoje, sua majestade, a palavra, me passou a perna!”. Ela, que sendo russa de nascimento, tem dominado a cena da literatura infantil brasileira nos últimos anos e brinca com suas limeriques para as crianças, não conseguiu segurar a emoção ao receber, de Lygia Fagundes Telles, o Troféu Juca Pato como Intelectual do Ano, prêmio anual da União Brasileira de Escritores (UBE).
A plateia que encheu o teatro da Academia Paulista de Letras (APL) na noite de quinta, 29, ficou em pé para um demorado aplauso que Tatiana Belinky retribuiu com os olhinhos marejados de orgulho.  Primeiro foi saudada pelo anfitrião, Antonio Penteado Mendonça, presidente da APL, que pediu licença a Tatiana para breve crônica em homenagem ao acadêmico Hernani Donato, também associado da UBE, falecido uma semana antes.
Foram reverenciá-la alguns dos mais expressivos intelectuais do país, como o presidente do Memorial da América Latina, o cineasta João Batista de Andrade, Ignácio Loyola Brandão, Renata Palottini, David José, Marcos Mendonça, Fábio Lucas, José Renato Nalini, Fanny Abramovich. Representando Karine Pansa, da CBL, veio Mansur Bassit. O nordeste também esteve presente, com Ricardo Bezerra e Lu Maia, da UBE da Paraíba. E, na primeira fila, um fotógrafo diferente dos demais chamava a atenção. Era Maurício de Sousa, o pai da Mônica, também acadêmico, registrando em detalhes tudo que se passava no palco. No fim, também acabou sendo tietado.
A festa não seria completa se não houvesse crianças, razão de ser da vida e obra de Tatiana. Pelo menos uma dúzia, umas no colo, outras mais velhas, foram destacadas pelo mestre de cerimônia e presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho. Já na abertura, a cantora Fortuna encantou a todos com a música que compôs especialmente para Tatiana. No fim da solenidade, Botelho anunciou que o Congresso Brasileiro de Escritores de 2013 será em São Paulo. E terá como patrocinador o Centro Universitário Uniseb, com sede em Ribeirão Preto - informação trazida pessoalmente pelo presidente do Instituto do Livro daquela cidade, Edwaldo Arantes.
Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário