sábado, 30 de novembro de 2013

Dr Nelson Jacintho receberá premiações da Academia de Médicos Escritores

 Reproduzo aqui o recado do Dr Nelson , compartilhando com todos esta feliz notícia, parabenizando o escritor Nelson Jacintho e desejando-lhe felicidades.

Tenho a grata satisfação de informá-los que a Academia de Médicos Escritores cuja sede é no Rio de Janeiro fez um concurso de poesia, trova, aldravia, crônica, conto e ensaio, premiando o primeiro, segundo e terceiro classificado de cada texto literário, completando, assim 18 textos e 18 prêmios. Quero informá-la e aos demais amigos que dos 18 prêmios, eu tive a felicidade de ser classificado em 5. Estarei no Rio de Janeiro de 27 a 30 de novembro para participar da Semana da Academia e para receber as respectivas medalhas.
 
Um abraço
 
Nelson Jacintho

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Menalton Braff, pé na estrada, Promissão, Garça e Buritama

Na semana que vem, a partir de segunda-feira, 25/11, vou botar novamente o pé na estrada a serviço do projeto Viagem Literária, de que participo todos os anos desde sua primeira edição, em 2008. 
Desta vez vou para Buritama, Promissão e Garça. 
Os eventos ocorrem sempre no interior das Bibliotecas Municipais, como forma de incentivar a população à frequência às bibliotecas.  
 
( do blog do Menalton)

 Boa viagem!!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Gaiô e o Varal de Natal

Nossa associada Gaiô participa do Varal de Natal
  http://fr.scribd.com/doc/186257469/Varal-No-26b-Dez-2013
 e nos manda seu poema natalino na pag 25
www.varaldobrasil.com 25

É NATAL

Por Gaiô

Busco o céu com pés fincados,
Enraizados, firme chão.
É Natal confia o vento,
Que contente faz canção.
Céu celebra, acende a terra!
E me deixo iluminar em gratidão
Pela estrela-guia-o-homem,
Transcendendo em comunhão, todo irmão.
Um Menino rompe a luz,
Faz a síntese, se aninha ao coração.
Brilha a noite, faz-se dia,
Pai-Nosso, Ave-Maria,
Nosso Deus, Cheia de graça,
Magnificat! À multidão.
Tece, acolhe, colo terno,
Flui materno em bendição.
Todo o mundo, mãos unidas
No Pão Nosso em cada dia,
Faz a dança circular, germina a vida.
Cantam anjos nas alturas
Glória a Deus, toda energia,
Que em matéria viva vibra!
Sopra tênue paz que busco,
Paz na terra, tão difícil,
Busco alto a integração na esperança,
Boa vontade, faz-se AMOR,
Todo homem é uma criança.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Deonísio da Silva em Ribeirão Preto

Caros, por um equívoco de minha parte este comunicado não foi publicado. Peço desculpas a todos. Fica o informe.

DEONÍSIO DA SILVA, também associado da UBE, EM RIBEIRÃO PRETO NO CAFÉ FILOSÓFICO ESPECIAL DO INSTITUTO DO LIVRO/ CINECLUBE CAUIM - DIA 21/11, 19:00.


Instituto do Livro promove Café Filosófico com escritor Deonísio da Silva
Evento acontece no próximo dia 21, às 19 horas, no Cine Clube Cauim. O escritor é Doutor em Letras pela USP, e professor da Universidade Estácio de Sá, no Rio

O escritor Deonísio da Silva, que lança livro e fala da etimologia das palavras, no dia 21/11, às 19 horas, no projeto Café Filosófico, do Instituto do Livro

Quem gosta de conhecer e debater a etimologia das palavras, tem compromisso cultural no próximo dia 21, às 19 horas, no Cine Clube Cauim, localizado na rua São Sebastião, 920, centro da cidade. É que o Instituto do Livro de Ribeirão Preto, órgão ligado à Secretaria Municipal da Cultura, promove mais uma edição do projeto Café Filosófico com o escritor Deonísio da Silva. Doutor em Letras pela USP, ele se especializou em livros proibidos e em etimologia, suas grandes linhas de pesquisa.

O encontro com as letras é aberto a todos, apoiado pelas secretarias da Cultura, Educação, Turismo e Cine Clube Cauim, oferecerá certificado aos participantes. Deonísio da Silva escreveu 34 livros, entre romances, contos, crônicas e ensaios. Seus livros de etimologia (Deonde vêm as palavras, na 17ª edição pela Editora Lexikon, é um bom exemplo) fascinam leitores de todas as idades pela curiosidade de palavras e expressões na longa viagem que as palavras fizeram e fazem até chegar ao Português.

Segundo o presidente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, o projeto tem por objetivo destacar grandes talentos da literatura. “A Prefeitura tem desenvolvido diversas ações de fomento à literatura, bem como o trabalho para a descentralização das atividades culturais. Por meio destas ações têm sido possível o reconhecimento e valorização dos artistas locais”, afirmou Arantes. “É, ainda, uma oportunidade para que os produtores literários possam divulgar suas obras, contribuindo para a literatuera e disseminação da cultura local”, completa ele.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A UBE no Natal Iluminado


Natal  Iluminado

Numa iniciativa do Centro Cultural Palace e sua gestora,  Meire Teixeira, Prefeitura Municipal e Teatro Pedro II e sob patrocínio do Shopping Iguatemi, acontecerá na praça XV, em frente ao Teatro Pedro II e ao Centro Cultural Palace, o Natal Iluminado.
Serão diversas tendas, sob a temática da” Cidade do Papai Noel”, onde se comercializará artesanato, haverá confecção de brinquedos e também  uma livraria, que funcionarão do dia 04 ao dia 23 de dezembro das 9 às 22h.
Nesta livraria ,que estará aos cuidados da Editora Coruja, Lau Batista e Lucas Arantes, serão comercializados os livros dos autores locais, conforme acordo  firmado pelo dr Nelson Jacintho, que representa os escritores.
A UBE apóia o evento . Desta forma, repasso a todos as instruções já acertadas e reforço o convite para participação.
Os autores que desejarem comercializar seus livros devem levar, no máximo, cinco exemplares de cada título, embalados, com identificação na embalagem (nome do livro, nome do autor, telefone para contato) e  com preço à lápis na primeira página, até o dia 02 de dezembro , no Instituto do Livro, primeiro andar do Centro Cultural Palace.
Haverá também um palco para apresentações artísticas e quatro saraus já estão agendados, à saber:
 Dia 08 de Dezembro- 11h- Sarau da ARL sob o comando do Dr Ferriani
Dia 11 de Dezembro- 17h- Sarau da Casa do Poeta sob o comando de Maris Ester
Dia 14 de Dezembro- 12h- Sarau da UBE- sob o comando de Eliane Ratier
Dia 21 de Dezembro- 11h30- Sarau da UEI sob o comando de Leda Pereira
Talvez  haja necessidade de inscrição prévia para os Saraus, aguardemos as comunicações e estejamos preparados.
Desejo à todos um excelente Natal Iluminado.

Com meu abraço, Eliane Ratier, coordenadora do Núcleo Ribeirão Preto da UBE- União Brasileira de Escritores.

Ely Vieitez Lisboa, Maris Ester Souza e Nelson Jacintho em coletânea de contos- lançamento

Parabenizo os colegas escritores da UBE que fazem parte deste belo trabalho da Editora Coruja e convido a todos para o lançamento, cuja renda será beneficente ao Projeto Dança Vida.




Com o apoio do Grupo Maubisa, dos 20 autores que cederam os direitos autorais para o livro, da Editora Coruja e dos Estúdios Kaiser de Cinema, o livro “20 ficções sobre o amor & Ribeirão Preto” (Editora Coruja) será lançado no próximo dia 28/11 (quinta), às 19h30, nos Estúdios Kaiser de Cinema (rua Mariana Junqueira, 33 – Centro). À convite da Editora – idealizadora do projeto - vinte personalidades escreveram contos sobre o amor tendo como palco a cidade de Ribeirão Preto.

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico e envolvente. O livro é uma homenagem a esta cidade acolhedora e generosa, que mora em nossos corações”, afirma Lau Batista, diretor da Editora Coruja.

São autores de “20 ficções sobre o amor & Ribeirão Preto”: Alexandre Azevedo, Ana Luiza Gentil, Carmen Cagno, Cleido Vasconcelos, Edson José de Senne, Ely Vieitez Lisboa, Hamilton de Andrade Lemos, Lucas Arantes, Luiz Augusto Michelazzo, Luiz Puntel, Luiz Mozzambani Neto, Luiz Tinoco Cabral, Marcus Vinicius Marcelini, Maris Ester Aparecido de Souza, Mateus Barbassa, Matilde Leone, Nelson Jacintho, Régis Martins, Roberta Ferraz e Rosana Zaidan.

Toda a renda obtida na comercialização do livro será revertida ao Projeto Dança Vida, de Ribeirão Preto (SP), que desenvolve um trabalho de grande alcance social e que necessita de apoio financeiro para continuar suas atividades.

“O Dança Vida precisa sobreviver. Já tivemos apoio de grandes nomes da cultura nacional e receber mais esse agora será de grande importância para fazer valer um sonho que começou em 2005”, afirma a coordenadora do Dança Vida, Paula Vital Reis, que também é bailarina e coreógrafa.

Sobre a Editora Coruja
A Editora Coruja nasceu com o compromisso principal de pesquisar e publicar livros sobre a história de Ribeirão Preto e sua região, sempre buscando a máxima qualidade gráfica e de conteúdo em suas publicações, entre as quais se encontram trabalhos originais de escritores, pesquisadores e jornalistas.

Lançamento : “20 ficções sobre o amor & Ribeirão Preto”.
Valor do livro: R$ 20
Data: 28/11 (quinta)
Horário: 19h30
Local: Estúdios Kaiser de Cinema (rua Mariana Junqueira, 33 – Centro – Ribeirão Preto/SP).

--
Lucas Arantes
Editora Coruja - www.editoracoruja.com.br
Rua Américo Brasiliense, 1.108, Ribeirão Preto/SP
(16) 3931-3254

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Menalton Braff esteve na Feira do Livro de Franca

Na foto Menalton Braff e a diretora de cultura de Franca, Karina Gera.

Menalton esteve na Feira do \Livro de Franca para o salão de idéias e para autógrafo de seus livros.
A Feira vai até o dia 28 de novembro.
Parabéns, Menalton.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Dr Nelson Jacintho lança seu novo livro na Paraler




Caros amigos
Estarei lançando o meu livro A Casa de Pedra no próximo dia 21 de novembro a partir das 19 horas na Livraria Paraler.
Espero a preesença de todos,
Um abraço a todos
Nelson Jacintho

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Núcleo da UBE no Autor no Parque- dia 24 de novembro- Mudou!



Amigos, por conta do feriado transferi nosso encontro para o dia 24.
 Tem sido tão bom!
Apareçam!

Autor no Parque
Parque Maurílio Biagi- ao lado da rodoviária
dia 24 de novembro
10h30

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Menalton Braff - Pé na estrada

O incansável Menalton Braff faz tour literário pelo interior.
Boa viagem! Sucesso!
Acompanhe aqui:
Mais uma vez estou no projeto Viagens Literárias, um projeto da Secretaria Estadual da Cultura, que visa incrementar a frequência às bibliotecas municipais, acontecendo os eventos sempre no recinto de uma biblioteca. 
Este ano, vou visitar as seguintes cidades:
11/11 - 15h - Américo Brasiliense
11/11 - 19h30 - Dobrada
12/11 - 19h30 - Jaboticabal
13/11 - 8h - Pindorama
13/11 - 19h30 - Descalvado

do blog do Menalton

Acontecerá no Juca Pato


img407.jpg


UBE promove ato pela liberdade de expressão na entrega do troféu Juca Pato a Audálio Dantas

         Autor do livro “As duas guerras de Vlado Herzog” recebe o troféu neste dia 18/11, como Intelectual do Ano de 2012 da UBE – União Brasileira de Escritores, no Memorial da América Latina.

 O ambiente é perfeito. O Memorial da América Latina, criado para celebrar a liberdade e a identidade dos povos, vai ser palco de um debate contra a  exigência de autorização para a produção de biografias. Estão confirmadas as presenças de Fernando Morais, Ricardo Kotscho e Paulo César Araújo.
No dia 18 de novembro, às 20 horas, no Auditório Simon Bolívar, com entrada franca, esses três conhecidos escritores-biógrafos vão discutir o movimento em torno da alteração dos artigos 20 e 21 do Código Civil, que exige autorização prévia (da pessoa ou de herdeiros) para que uma biografia seja produzida. O debate precederá a entrega do troféu Juca Pato ao jornalista e escritor (e também biógrafo – de Graciliano Ramos e de Lula) Audálio Dantas.

Audálio Dantas foi eleito para o prêmio Intelectual do Ano, honraria concedida anualmente pela UBE – União Brasileira de Escritores. A entidade foi a primeira a assegurar reconhecimento ao jornalista e escritor que, pelo mesmo livro (“As duas guerras de Vlado Herzog”), recebeu também o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria livro-reportagem. A cerimônia será conduzida pelo presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho.


O troféu – Juca Pato, personagem idealizado pelo cartunista Belmonte, era o herói de charges e tiras de quadrinhos publicadas no jornal Folha de S. Paulo, nas décadas de 1930 a 1960. Simbolizava o homem de classe média, de olhar crítico e inteligência aguda, que desancava os poderes e aguilhoava os malfeitos das autoridades. Belmonte, em razão do espírito contestador do seu personagem, foi proibido de entrar na Alemanha de Hitler, tendo sido considerado persona non grata, antes mesmo de deflagrada a Segunda Grande Guerra. Marcos Rey, diretor da UBE em 1962, propôs a instituição do prêmio Intelectual do Ano, criando o troféu Juca Pato para simbolizar o escritor brasileiro, mal pago e inconformado, embora insistentemente produtivo.

A cerimônia – Audálio Dantas receberá o troféu Juca Pato das mãos de Ricardo Gouveia, filho da escritora Tatiana Belinky, vencedora da edição anterior do prêmio Intelectual do Ano da UBE e recentemente falecida. A cerimônia será realizada no Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, no dia 18 de novembro, às 20 horas. A entrada é aberta e franca.

 Serviço:
Cerimônia de entrega do Troféu Juca Pato
Memorial da América Latina
Auditório Simon Bolívar
18/11/2013, às 20 horas
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Telefone (11) 3823-4600
Entrada franca pelo portão 12
Estacionamento pelo portão 15


O homenageado – Audálio Dantas é um dos mais consagrados jornalistas brasileiros. Presidia o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo quando Vlado Herzog foi assassinado em 1975, e promoveu uma mobilização nacional que representou o ponto de partida para a reconquista das liberdades democráticas no Brasil. Na sua história profissional, atuou nas principais publicações do país, como a Folha de S. Paulo, as revistas O Cruzeiro (redator e chefe de redação), Quatro Rodas (editor de turismo e redator-chefe), Manchete (chefe de reportagem) e Realidade (redator e editor). Também escritor, tem vários livros publicados, entre os quais O Circo do Desespero (Editora, Símbolo, 1976), Repórteres (Editora Senac, 1997), O Chão de Graciliano (Editora Tempo D’Imagem, 2007), além da série infanto-juvenil A infância (Graciliano Ramos - prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil –, Maurício de Sousa, Ruth Rocha e Ziraldo). Lançou em 2009 O menino Lula– A história do pequeno retirante que chegou à Presidência da República (Ediouro). Recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de 2007, pelo livro O Chão de Graciliano.
Eleito deputado federal em 1978, foi considerado em várias pesquisas como um dos dez mais atuantes parlamentares brasileiros. Destacou-se por sua atuação contra a censura imposta pela ditadura militar.   Recebeu na ONU, em 1981, um prêmio por sua atuação em defesa dos Direitos Humanos.
Entre outros, exerceu os cargos de presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do Conselho Curador da Fundação Cásper Libero, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa e conselheiro da UBE – União Brasileira de Escritores.
Dirige a revista "Negócios da Comunicação", da Editora Segmento.  Autor dos projetos e da curadoria das exposições "100 Anos de Cordel" (Sesc Pompeia, 2001), "O Chão de Graciliano" (São Paulo, Fortaleza, Recife, Maceió e Araraquara) e "Na Terra de Macunaíma", Araraquara, Santos, Santo André). É o organizador do Salão Nacional do Jornalista Escritor (evento realizado em duas edições, sempre no Memorial da América Latina, a primeira em 2007 e a segunda em 2013).

Quem já venceu – O Prêmio Intelectual do Ano, da UBE – União Brasileira de Escritores, é entregue anualmente a personalidade que, pela via do livro, tenha apresentado tema para debate e reflexão que alcançou repercussão nacional. O troféu Juca Pato, que simboliza o prêmio, é entregue ao candidato eleito no ano posterior ao do lançamento do livro.

Ao longo de sua história os vencedores do concurso Intelectual do Ano foram:

Homenageado
Ano de
entrega
Obra (publicada no ano anterior)
Santiago Dantas
1963
Política Exterior Independente
Afonso Schmidt
1964
Tempo das Águas
Alceu Amoroso Lima
1965
Revolução, Reação e Reforma
Caio Prado Jr.
1966
A Revolução Brasileira
Cassiano Ricardo
1967
Poemas Escolhidos
Érico Veríssimo
1968
O Prisioneiro
Menotti Del Picchia
1969
Deus Sem Rosto
Jorge Amado
1970
Tenda dos Milagres
Pedro A. O. Ribeiro Neto
1971
Pastor do Tédio
Josué Montello
1972
Cais da Sagração
Cândido Mota Filho
1973
Contagem Regressiva
Afonso Arinos M. Franco
1974
Rodrigues Alves, Vida e Obra
Raimundo Magalhães Jr.
1975
Olavo Bilac e sua Época
Juscelino Kubitschek
1976
Meu Caminho para Brasília
José Américo de Almeida
1977
Antes que me esqueça
Luís da Câmara Cascudo
1978
O Príncipe Maximiliano no Brasil
Sobral Pinto
1979
Lições de Liberdade
Sérgio Buarque de Hollanda
1980
Tentativas de Mitologia
Dalmo de Abreu Dallari
1981
Futuro do Estado
Paulo Bomfim
1982
Praia de Sonetos
Carlos Drummond de Andrade
1983
A Lição do amigo
Cora Coralina
1984
Vintém de Cobres – Poemas de Goiás
Fernando Henrique Cardoso
1985
Edição na França de “Les Idées à leur Place”
Frei Beto
1986
Fidel e a Religião
Antonio Callado
1987
O amor nos tempos de cólera
Abguar Bastos
1988
Pantofagia ou Estranhas Práticas Alimentares na Selva
Barbosa Lima Sobrinho
1989
O Problema da Imprensa
Dom Paulo Evaristo Arns
1990
Clamor do Povo pela Paz
Ledo Ivo
1991
Crepúsculo Civil
Fábio Lucas
1992
Mineiranças e Fontes Literárias Portuguesas
Rachel de Queiroz
1993
Memorial de Maria Moura

1994/95
– Não houve concurso em razão da perda da sede da UBE
Marcos Rey
1996
Os Crimes do Olho de Boi
Luís Fernando Veríssimo
1997
Novas Comédias da Vida Privada
Sábato Magaldi
1998
Panorama do Teatro Brasileiro
José Mindlin
1999
Uma Vida Entre Livros
Jacob Gorender
2000
Marxismo sem Utopia
Otávio Ianni
2001
Enigmas da Modernidade
Salim Miguel
2002
Eu e os Corroiras
Gilberto Mendonça
Telles
2003
Contramargem
Alberto Costa e Silva
2004
Um Rio Chamado Atlântico
Luiz Gonzaga Beluzzo
2005
Ensaios sobre Capitalismo
Luiz Alberto Moniz Bandeira
2006
Formação do Império Americano
Samuel Pinheiro Guimarães
2007
Desafio Brasileiro
Antonio Cândido
2008
Um Funcionário da Monarquia
Lygia Fagundes Telles
2009
Conspiração das Nuvens

2010
Não houve concurso em razão de desistência da Folha de S. Paulo
Aziz Ab’Sáber
2011
Conjunto da obra
Tatiana Belinky
2012
Conjunto da obra
Audálio Dantas
2013
As duas guerras de Vlado Herzog


Atenciosamente,
Secretaria UBE
Tel: (011) 3237-4462