sábado, 28 de julho de 2012

Sarau na Paraler- 31 de julho- 19 horas

Amigos, convido-os para o Sarau da Paraler, apresentado por mim , agora em novo endereço.
Tragam seus textos e notícias, preparem - se para uma noite agradável e em boa companhia.

Com meu abraço, Eliane Ratier

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Prêmio Paraná de Literatura 2012


Inscrições abertas para o Prêmio Paraná de Literatura 2012
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2012, promovido pela Secretaria da Cultura do Paraná, por meio da Biblioteca Pública do Paraná. Em sua primeira edição, o concurso vai selecionar livros inéditos, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros.
As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto deste ano. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do Prêmio Paraná de Literatura 2012 está disponível nos sites da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br) e da Biblioteca Pública do Paraná (www.bpp.pr.gov.br).




-- 
RASCUNHO
Rogério Pereira • editor
Al. Carlos de Carvalho, 655 • conj. 1205
CEP: 80430-180
Curitiba - PR

www.rascunho.com.br
rascunho@gmail.com


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cezar Batista - novo associado da UBE- Núcleo Ribeirão Preto

É com grande alegria que dou as boas vindas ao escritor Cezar Batista , novo associado da  UBE.


Eliane Ratier

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia do Escritor- 25 de julho- Parabéns!!!!!


Amigos, escritores da UBE



Congratulo-me com todos os colegas que fazem das palavras o seu ofício de pão e de fé.
Lembro, por intermédio da amiga, Mariza Ruiz e do colega Nilton Manoel a origem da data.


Dia Nacional do Escritor - O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores - UBE, do Rio de Janeiro onde os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.


Com meu abraço, Eliane Ratier

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Núcleo de Ribeirão na Bienal- agenda

Dia 10 de agosto o Núcleo de Ribeirão Preto estará no estande da UBE na Bienal.
Esta é a agenda parcial do evento.

12:00 Encontro festivo

14:00 Nilva Mariani~

14:30 Nelly Cirino de Mello

15:00 Poeta Toledo

16:00 Alberto Gonçalves

16:30 Carolina Bernardes

17:00 Mara Senna

18:00 Encontro festivo

sábado, 21 de julho de 2012

Núcleo de Ribeirão Preto apóia mostra de escritores

A UBE, Núcleo de Ribeirão Preto apóia esta iniciativa, e está no aguardo das instruções dos organizadores.



quinta-feira, 19 de julho de 2012

Áurea Laguna dá notícias sobre sua participação na FLIP

Fui convidada a participar de um Sarau, lendo um conto meu, dentro da programação denominada Conversa de Botequim realizada no Camoka Botequim, localizado bem próximo ao cais lá no Centro Histórico. E para minha surpresa, a escola CEMBRA escolheu um aluno do ensino médio para realizar uma entrevista comigo sobre Lobato, depois que ele fez uma pesquisa na Internet e localizou meus dados, que eu nem sabia que lá estavam disponíveis. Além disso, entre uma contação de histórias e outra, a Deka Teubl e eu cantamos e tocamos violão para os moradores do Asilo São Vicente de Paula. Acredito que esse foi o evento mais gratificante para nós, uma vez que ao darmos as letras das músicas tais como: Peixe Vivo, O Realejo, Serenô, Que Beijinho Doce, tanto para o pessoal que habita o local como para aqueles que cuidam dos idosos, muitos cantaram conosco.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nilton Manoel - Dia internacional do trovador

O professor Nilton Manoel lembra que dia 18 de julho é o Dia Internacional do Trovador.
Parabéns!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

domingo, 15 de julho de 2012

Irene Coimbra, Heloísa Crósio em lançamento na Bienal

22º BIENAL DE SÃO PAULO EDITORA PERSE, IRENE COIMBRA E HELOISA CROSIO CONVIDAM PARA O LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA PONTO & VIRGULA 10 DE AGOSTO DE 2012 AS 14:30... PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO ANHEMBI

sábado, 14 de julho de 2012

Mara Senna na biblioteca do Clube de Regatas em 15 de julho


MARA SENNA NA BIBLIOTECA DO CLUBE DE REGATAS
A escritora Mara Senna , realizará manhã de autógrafos de seu livro de poemas, “Ensaios da Tarde” , na Biblioteca do Clube de Regatas, no domingo, dia 15 de julho de 2012, das 10 às 11 horas da manhã.

Sua presença será a 53ª de uma série, que o conselheiro e colaborador, escritor Antônio Carlos Tórtoro, tem levado ao Regatas, em um dos domingos de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e apresentar aos regateiros os escritores de Ribeirão Preto e região.

O livro Ensaios da Tarde traz poemas que abordam vivências, cenas do cotidiano com suas dores e alegrias, seus sabores e dissabores e seus segredos. Tudo em uma linguagem simples e, muitas vezes sintética, porém sempre mergulhando profundamente na alma humana.

Mara Lucia Senna Oliveira Vieira nasceu em 06 de maio de 1963 em Araxá, Minas Gerais. Vive em Ribeirão Preto, São Paulo, desde 1980. É graduada em Odontologia e Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP. Exerceu a clínica odontológica por vinte e cinco anos e a docência universitária por quinze anos.
Foi poeta de gaveta até 2009 quando publicou seu primeiro livro, Luas Novas e Antigas.
A partir de então, passou a se dedicar mais intensamente à literatura, em especial à poesia. Participou das antologias poéticas: Frutos da Terra – Expressões Culturais de Ribeirão Preto (2009), Ave, Palavra! (2009), 10º. Concurso de Poesias da Universidade Federal de São João Del-Rei MG (2010), Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade – edições 2009, 2010 e 2011. Recebeu as seguintes premiações: primeiro lugar no I Concurso Literário de Crônicas da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto – ALARP (2009), terceiro lugar no II Concurso de Crônicas da ALARP (2010) e Menção Honrosa no Concurso Nacional de Poesias Helena Kolody (2010), no Paraná.
Seu segundo livro de poemas, Ensaios da Tarde, foi publicado recentemente (maio de 2012).
É filiada à União Brasileira dos Escritores (UBE).

sábado, 7 de julho de 2012

Núcleo de Ribeirão Preto na Bienal de São Paulo- 10 de agosto

O núcleo de Ribeirão Preto estará no estande da UBE, na Bienal do Livro de São Paulo, no dia 10 de agosto. O Núcleo levará autores para lançamentos e tem encontro coletivo marcado para as 12 e 18 horas. por Eliane Ratier

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Elisa Alderani e Rita Mourão, trovas premiadas

Categoria Menção Especial (tema PORTA –ELISA Alderani)
(Medalha Prateada)
1º lugar
Foi adeus, triste da vida,
quando a porta tu fechaste;
lembro de tua saída...
chorando tu me deixaste!

Categoria Menção Honrosa
(Medalha Dourada)
1º lugar
Na porta da Eternidade
uma nuvem me aparece.
Sua luz dá claridade
a saudade que floresce.

2º lugar
Coração é porta aberta
para que nele entre a Luz;
pois a luz de Deus na certa,
alivia qualquer cruz.

Wanda Duarte da Silva
4º lugar
Morena cor de canela
com seu biquíni, sambando,
com calor, abre a janela...
olhos mil... deliciando.

3º lugar
Do meu coração a porta
pra você entrar, abri...
Quanta esperança suporta
este meu amor por ti!
Edina Duarte da Silva do Prado
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tema Municipal: PORTA (RITA Mourão
(Lirismo/ Filosófico)
Categoria Vencedor
(Troféu)
1º lugar
Se a porta é larga desvio,
sem luta não tem vitória.
porta estreita é o desafio
de quem vence e faz vitória!

3º lugar
Não diga adeus, por favor,
me deixa assim, iludida.
Quero pensar que este amor
não tem porta de saída.

3º lugar ( JANELA HUM)
Ao pular uma janela
do quarto de Madalena
o velho quebra a costela,
mas mesmo assim inda engrena.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Maris Ester recebe na Casa do Poeta- 07 de julho

6ª REUNIÃO DE 2012 CASA DO POETA E DO ESCRITOR DE RIBEIRÃO PRETO (C.P.E.R.P.) A Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto tem o prazer de convidá-los para a reunião a ser realizada neste sábado dia 7/07/2012 às 14h30 à Rua Liberdade nº182- Campos Elíseos Programação: Início: 15h 1- Palavras da presidente Maris Ester Souza e do vice Fabelino / Recados culturais. 2- Ao piano: Suely Cassita 3- A Casa recebe este mês os músicos: Graça Abreu e Júlio César Graça é membro da Casa do Poeta, tem participação em várias Antologias com participação em vários concursos, foi uma das premiadas no 5ºConcurso Escriba de Piracicaba. A cantora estará lançando no mês de agosto seu livro de contos: “Vestido de Luxo”. A artista tem um CD gravado, “Música com Graça”. “Na minha casa sempre fomos cercados por música, pois meus pais são músicos, então as músicas que o Leandro está cantando fazem parte da minha vida”, estas palavras foram proferidas pela filha da artista no último 27/07, onde Graça foi uma das convidadas do pianista Gustavo Molinari no musical “Tempo de Seresta” com o cantor Leandro Silva. Já Júlio Cesar toca violão desde os 7anos, estudou música clássica e popular, especialista em Villa Lobos o músico alegrará nossa tarde de sábado acompanhando a cantora. 4 Entre a música e poesia teremos um bom bate papo com Luiz Mozzambani Neto, autor de vários livros “Embrulhos, A cidade que matou a estrela e Queima de Alho- Alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro”. Militante cultural e político, o autor reside na cidade de Monte Alto, tem o blog: www.embrulhos.blogspot.com.br onde divulga seus trabalhos e falará de sua experiência em elaborar projetos e como divulga suas obras. O autor que trocou na última festa de Barretos com o Senador Suplicy um exemplar de seu livro Queima do Alho pelo do senador Renda Básica de Cidadania - a resposta dada pelo vento. 5- Aproveitamos este para parabenizar nossa amiga Áurea Laguna que estará participando, juntamente com sua irmã Deka Teubl na atividade: "Roda de Histórias" na Biblioteca do CEMBRA na OFF FLIP( 10ª Festa Literária Internacional de Paraty). Todo sucesso para você Áurea, pois você merece! 6-Sarau com poetas da Casa e convidados. Ao término da reunião, todos serão convidados a compartilharem o lanche comunitário, tradição em nossos encontros (mulheres trazem um prato e homens refrigerantes). Ressaltando nosso endereço: Rua Liberdade182 – Campos Elíseos (Rua que dá continuação à Cerqueira César - antes de chegar à entrada do Bosque Municipal). Entrada Franca Reuniões todo primeiro sábado do mês das 14:30 às 17:30h. Telefones para contatos: 91318989/39752046(Maris mãe) / 36366969-Renata Desde já agradeço: Maris Ester Apdo de Souza Presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto

terça-feira, 3 de julho de 2012

Rosa Cosenza pede correção do Hino a Ribeirão Preto

ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS – ARL Ribeirão Preto, 11 de junho de 2012. Prezados Senhores. No dia 21 de outubro de 2010, a Academia Ribeirãopretana de Letras prestou homenagem ao eminente jurista dr. Saulo Ramos, um de seus fundadores, e coube a nós saudá-lo. Para tanto, pesquisamos os arquivos municipais, a internet e o livro de atas da Academia. Em meio a nossas pesquisas, descobrimos que a letra do Hino a Ribeirão Preto, em sua terceira estrofe, contém um erro que deve ser corrigido. Sempre nos incomodara e criara uma curiosidade a questão de um poeta como Saulo Ramos iniciar e terminar a estrofe com o mesmo verbo, no mesmo tempo e na mesma pessoa, ou seja, com a mesma palavra: “nasceste”; pois bem! no original consta “nascente” no início da estrofe e “nasceste”, no final. Assim, agora que assumimos a presidência da Academia, solicitamos ao senhor presidente da egrégia Câmara Municipal, em nome da nossa cultura e da nossa tradição, que seja retificada a letra de nosso hino, nas próximas impressões para serem distribuídas ao público nas sessões solenes do Legislativo. Este pedido também foi encaminhado à Secretaria Municipal da Educação e, através da Secretaria da Cultura, fazemos a mesma solicitação aos regentes dos corais de nossa cidade. Certos de sua atenção, antecipamos os agradecimentos e subscrevemo-nos com protestos de elevada e distinta consideração. RosaMBCosenza ___________________________________ Rosa Maria de Britto Cosenza Presidenta da ARL

domingo, 1 de julho de 2012

Menalton Braff lançará novo romance em agosto

O PRÓXIMO ROMANCE Posted: 17 Jun 2012 03:50 PM PDT Meu próximo romance, O casarão da rua do Rosário, sairá pela Bertrand Brasil, em agosto, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O fato foi noticiado pela Folha de São Paulo, caderno Ribeirão, hoje (17/06/2012), conforme matéria abaixo. Menalton Braff fecha com nova editora Autor volta a trabalhar com a Bertrand Brasil, que vai lançar "O Casarão da Rua do Rosário" em agosto na Bienal de SP Contista explora na obra seu habitual flerte com a poesia; para ele, só assim a prosa literária sobrevive frente a outras mídias LUÍS EBLAK EDITOR DA “FOLHA RIBEIRÃO” O escritor Menalton Braff assinou contrato anteontem com a Bertrand Brasil, editora do grupo Record que vai lançar o próximo livro do autor, "O Casarão da Rua do Rosário", já em agosto. Gaúcho de Taquara, mas morador de Serrana desde a década de 80, Menalton deixou a editora Global, por onde publicou seu último livro, "Tapete de Silêncio". "O Casarão da Rua do Rosário" é seu segundo romance que tem como pano de fundo a ditadura militar brasileira (1964-85). O primeiro, "Na Teia do Sol", é de 2004. Perseguido pelo regime militar, Menalton disse, porém, que a obra a ser lançada na Bienal do Livro de São Paulo apresenta essa temática de forma secundária. No romance de 2004, a ditadura era a temática principal. Segundo ele, o livro é uma alegoria do Brasil, em que "o velho e o novo lutam ferozmente". "São cerca de 40 anos de história [1950-2000], mas não de História. É tudo ficção, e quem não quiser ver o casarão como alegoria do Brasil não precisa ver", disse, em entrevista por e-mail. FLERTE COM A POESIA Apesar da temática atual -o país discute esse passado recente com a Comissão da Verdade-, o também contista afirma que o novo livro, como os demais, é uma obra de literatura. Por isso, diz, sua proposta é a linguagem literária, não o enredo. Recentemente, em palestra na Feira Nacional do Livro de Ribeirão, o autor fez um declaração polêmica. "Daqui a 50 anos, o eixo vai sair do enredo e vai prevalecer a linguagem. Ou a literatura [a prosa narrativa] se aproxima da poesia, ou ela morre", afirmou sobre o futuro das letras no mundo. Segundo o contista, só contar histórias não será suficiente, pois o público não irá valorizar a literatura assim. "A TV já faz isso, o cinema faz. É muito mais fácil você ver um filme do que ler um livro", completou. Finalista de vários prêmios, como o São Paulo de Literatura e o Portugal Telecom, Menalton ganhou o prêmio Jabuti em 2000 com "À Sombra do Cipreste", obra que o tornou conhecido nacionalmente. A Folha tentou, mas não conseguiu falar com o grupo Record na última sexta-feira. SITE: http://www.menalton.com.br FACEBOOK/ PERFIL: http://www.facebook.com/Menalton.Braff FACEBOOK/ PÁGINA: http://www.facebook.com/Menalton.Braff.Escritor TWITTER: http://twitter.com/Menalton_Braff por Eliane Ratier, do blog do autor